COMUNICADOS

A importância do e-commerce para as empresas e da logística para o e-commerce

Articles
|

Não é novidade que o hábito dos consumidores mudou muito nos últimos anos. Atualmente, se tornou ainda mais fácil fazer compras: basta um clique para você se deparar com uma variedade de opções em diversos segmentos. Cada vez mais pessoas compram pela internet, então não dá para negar a importância do e-commerce para as empresas. Os dados estão aí para confirmar: segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, as vendas online no país aumentaram 47% só no primeiro semestre de 2020, número que vem crescendo constantemente no Brasil, subiu durante a pandemia e tende a continuar crescendo pós pandemia.


Ao contrário das lojas físicas, o e-commerce rompe barreiras geográficas, podendo comercializar para todo território brasileiro e, com uma logística bem alinhada, para outros países também. Além disso, é possível vender os mais diversos tipos de produtos e serviços pela internet, há espaço para todas as empresas, independentemente do segmento e tamanho. Para que o funcionamento da venda online ocorra de forma positiva é preciso realizar um bom planejamento estratégico, se atentando à coordenação de processos logísticos tanto de entrega como de despacho. Aliás, mais uma vez, a logística se faz muito necessária. Afinal, por melhor que seja o seu produto e a experiência oferecida na hora da compra, todos os esforços serão em vão se a loja falhar na entrega.


Para o consumidor, uma das coisas que mais contam em uma compra é o prazo de entrega, por isso, além de ter produtos estocados suficientes para atender a demanda dos clientes que acessam seu site, o empreendedor precisa realizar a entrega dentro do prazo, buscando sempre alternativas para reduzir esse tempo. Uma opção que oferece agilidade no prazo de entrega é o transporte aéreo. Apesar de que o transporte rodoviário seja o mais utilizado na logística do e-commerce, o transporte aéreo se torna mais uma opção para o cliente que necessita de rapidez no recebimento do seu produto. E, principalmente, quando se fala em vendas de produtos importados, o transporte aéreo se torna a melhor alternativa.


Até aqui, deu para perceber que o tema "e-commerce" somado à "logística" rende alguns livros, não é mesmo?! Mas através dessas informações já é possível perceber a importância da logística para o e-commerce, bem como a importância do e-commerce na atualidade. E vale ressaltar que se precisar de logística aeroportuária com agilidade e eficiência na movimentação e armazenagem de cargas, conte com a gente!