COMUNICADOS

Perspectivas para 2021

Articles
|

Depois de um ano atípico como 2020, apesar de não ser um cenário tão otimista quanto outros anos, a economia em 2021 tende a reagir. Já no final do ano passado, o Ministério da Economia publicou uma matéria afirmando que a economia dava sinais de recuperação sólida. Em dezembro, o cenário era de recuperação em “V” da economia (quando a economia cai e sobe rapidamente), com retomada da geração de empregos, aumento do consumo de energia elétrica e da arrecadação. 


Mesmo com um cenário positivo de recuperação, há uma série de desafios a serem enfrentados. Entretanto, acreditamos que crises de curto e médio prazos são preparações para que possamos nos reinventar. Dessa forma, separamos algumas ações que ajudaram muitas empresas a atravessar 2020 sem fecharem as portas e que vão continuar sendo uma ótima opção após a pandemia:


Automatização de processos: Independente do setor em que a sua empresa está inserida, tudo tende a se tornar mais digital. No entanto, o processo de automação não se refere apenas a adquirir equipamentos de informática e softwares, mas exige também um planejamento estratégico e a adoção de uma cultura mais inovadora dentro da empresa.


Home Office: Já era realidade de algumas pessoas antes da pandemia, mas em função do isolamento social, fez-se realmente necessário e tende se tornar realidade para muitas empresas também após a pandemia. Dados divulgados em pesquisa feita pela Indeed apontam grandes vantagens em adotar o regime de trabalho, são eles: colaboradores mais engajados (índice de 57%), redução da taxa de turnover em 52%, taxa de absenteísmo reduzida em 50%, economia de 50% nos custos operacionais e redução nos custos com benefícios em 31%.


Desmaterialização do dinheiro: tendo em vista que os consumidores estão cada vez mais conectados, o uso do dinheiro físico está cada vez menos frequente. Com a pandemia, esse hábito se tornou cada vez mais real, por também ser uma solução mais higiênica, levando em conta as questões de propagação do vírus. Os pagamentos digitais realizados por meio do e-commerce, aplicativos e outros tipos de transações remotas mostraram-se extremamente relevantes e prometem tornar os processos administrativos das empresas como um todo mais automatizados.


Lowsumerism: termo em inglês que significa “baixo consumismo”, tem como objetivo estimular o consumo e produção consciente. Na sua empresa, isso pode impactar diretamente no volume produzido e na sua publicidade, já que cada vez mais o consumidor busca qualidade e não quantidade. Dessa forma, torna-se mais importante mostrar os benefícios do seu produto, suas matérias-primas e a forma que é fabricado. Por conta da pandemia, é uma solução que tende a se tornar cada vez mais forte, pois há uma busca por formas de evitar o declínio do meio ambiente.


E aí, sua empresa adotou alguma dessas soluções assim como a PAC LOG? Esperamos que 2021, apesar dos reflexos da pandemia, seja um ano de inovações e melhorias constantes. E se precisar de logística aeroportuária eficiente, conte com a gente!