
Artigos
O que ninguém vê, mas move o mundo: bastidores de um terminal de carga
Continue lendo
Artigos
Quero comprar um avião e agora?
Para que um sonho não vire um pesadelo é preciso seguir o passo a passo na compra e nacionalização de uma aeronave. A transação é complexa! Processos como: compra, translado, desembaraço aduaneiro e homologação junto a autoridade aeronáutica fazem parte. Existem inúmeras variáveis dentro do ato de compra: O equipamento é novo ou usado? Virá voando ou desmontado? O proprietário será uma pessoa física ou jurídica? Enfim, essas são apenas algumas questões a serem respondidas. E nesse artigo vamos explorar um pouco do mercado de aeronaves.
Hoje a maior porta de entrada para aeronaves no Brasil é através do Espírito Santo, que responde por cerca de 90% das importações. Além da boa localização e expertise no negócio, o cenário em Vitória é favorável aos negócios, pois o estado possui incentivos fiscais e tributários que fazem brilhar os olhos dos compradores. O mercado segue aquecido e a compra de aviões crescendo no país, um dos motivos é o agronegócio, o Brasil possui a segunda maior frota de aeronaves, ficando atrás apenas dos EUA. Outro ponto para o crescimento foi a própria pandemia, o mercado acabou impulsionado pela redução no número de voos e não parou mais de crescer. E, saiba que, se você está pensando em comprar seu avião, o prazo de entrega pode se estender em até 3 anos.
E talvez você esteja se perguntando qual o perfil dos proprietários de aeronaves? Bom, no nosso país estima-se que 98% são homens e desses 54% tem acima de 70 anos de idade. Empresários, milionários, artistas também compõem o perfil, no geral são pessoas de alto poder aquisitivo ou empresas que precisam dessa mobilidade. Encurtar viagens longas e fugir de voos comerciais são os principais motivos que levam a aquisição de uma aeronave.
Em 2022 a Embraer entregou 59 jatos do modelo Phenom 300, o compacto jatinho foi o modelo mais vendido no mundo na sua categoria. Custando em média 60 milhões de reais, o modelo sempre ultrapassa as expectativas dos seus proprietários.
Mas lembra que lá no início do artigo a gente falou que essa operação é complexa? Ao importar uma aeronave, você vai precisar de forma bem simplificada:
Isso, lembrando, é apenas um resumo do que envolve todo o processo.
Em 2022 a Pac armazenou no seu TECA em Vitória, 175 aeronaves. É um número expressivo, não é mesmo? Conosco você tem a garantia de uma equipe comprometida a armazenar com esmero esse seu produto tão aguardado até que você termine os trâmites e possa retirá-lo. Já estamos curiosos por aqui para saber qual modelo você gostaria de importar!