Linguagem
Selecionar
Customer's Area Customer's Area

Comunicado: Manutenção no Siscomex

Geral

9 de July de 2026

Comunicado: Manutenção no Siscomex


Prezados(as) Clientes e Usuários(as),

A Receita Federal do Brasil e a Secex publicaram a Notícia Siscomex Sistemas nº 008/2026, informando uma manutenção programada do Portal Único Siscomex no dia 12/07/2026 (domingo), das 08h às 18h, para a publicação de uma nova versão do sistema (Release Paraná).

Como depositária dos Terminais de Carga (TECA) de NVT, CWB, REC, VIX e GYN, a Pac Log já se organizou para manter a operação o mais próxima possível da normalidade durante esse período.

Recebimento em contingência

O recebimento físico de cargas de importação seguirá normalmente durante a janela de manutenção, em regime de contingência. As informações de presença e recepção de carga vinculadas ao Portal Único serão registradas nos sistemas assim que a manutenção for encerrada e os serviços forem restabelecidos, a partir das 18h do dia 12/07.

Atenção às entregas

Diferentemente do recebimento, as entregas de carga somente serão realizadas mediante autorização expressa da Fiscalização Aduaneira da Receita Federal do Brasil (RFB) presente em cada unidade, pois a confirmação eletrônica de liberação não estará disponível no Portal Único durante esse período. Sem essa autorização local, a entrega ficará condicionada à normalização dos sistemas.

O que recomendamos: 

• Antecipe, sempre que possível, o registro de DUIMP, DI, DTA e as confirmações de liberação.

• Para cargas com necessidade de entrega durante a janela de manutenção (12/07, das 08h às 18h), entre em contato previamente com a unidade para verificar a disponibilidade de autorização da Fiscalização Aduaneira da RFB local.

• Priorize o planejamento de cargas urgentes para reduzir a dependência de autorizações excepcionais durante esse período.

• Caso sua carga já esteja com a entrega autorizada e confirmada, procure realizar a retirada antes da parada sistêmica, respeitando o horário de funcionamento de cada unidade.

Contamos com sua colaboração para mantermos uma operação tranquila durante esse período.